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Franquia como real oportunidade de negócio: quais os cuidados que se deve ter ao adquirir uma franquia?

O sistema de Franquia ou Franchising é um método de colocação de produtos e/ou serviços à disposição do consumidor, por meio de uma metodologia desenvolvida pelo Franqueador, dono de uma marca, de uma tecnologia, know-how, entre outros. 

Esse tipo de negócio surgiu nos Estados Unidos, com a marca de máquinas de costura Singer Sewing Machine, por volta do ano de 1850, que expandiu o seu negócio sem a inversão de recursos próprios, cedendo a marca, produtos, publicidade, técnicas de venda e o know-how. Depois dela, outras marcas conhecidas também apostaram nesse tipo negócio para a distribuição dos seus produtos, como a Coca-Cola e a General Motors. 

Todavia, foi com o surgimento da rede de lanchonetes McDonald’s, em torno do ano de 1955, que o sistema de Franquias ganhou uma forma mais parecida com o que é hoje, o que possibilitou, em grande parte, que esta marca ostente o selo de maior rede de fast food do mundo. 

No Brasil, destacam-se as Franquias das marcas Mister Pizza, Idiomas Yázigi, O Boticário e Água de Cheiro, além do próprio McDonald’s como as primeiras a adotarem esse tipo de negócio, por volta dos anos de 1975/1976 no país. 

Vê-se, portanto, que esse tipo de negócio já conta com algumas décadas de aperfeiçoamento, técnicas e regras, de modo que está bastante sedimentado no meio empresarial. É, então, um meio seguro que muitos empreendedores se valem para investir, trabalhar e auferir lucros. 

Contudo, como todo negócio, é importante que o pretenso franqueado tome alguns cuidados para que tenha sucesso com o seu empreendimento. No sistema de Franquias, o Franqueador deve fornecer, já na Circular de Oferta de Franquia (o primeiro documento que deve chegar a mão do candidato), informações completas sobre o seu negócio, outros franqueados e investimentos necessários. Assim, o primeiro cuidado do candidato/pretenso franqueado é para que analise com cuidado os termos desse documento, valendo-se de ajuda de um profissional capacitado, para sanar eventuais dúvidas sobre o negócio. 

Em seguida, é importante que o candidato entenda se possui capital suficiente para o investimento, não só da Taxa de Franquia, mas também para fazer frente ao espaço físico, insumos e, principalmente, capital de giro para sobreviver nos primeiros meses, até que a empresa possa dar lucro por si própria. 

Outro cuidado bem importante é com as condições de atuação, como limites geográficos, prazos, treinamentos e eventuais avaliações que o Franqueador pode implementar entre os seus franqueados. Além do mais, é importante entender se as habilidades necessárias para a administração do negócio estão dentre aquelas que o candidato à Franqueado possui e qual será o tempo de dedicação que deve disponibilizar para que o negócio tenha sucesso. 

Por fim, os cuidados finais na análise e escolha da Franquia, é com relação à marca. Não necessariamente precisa ser uma marca já conhecida e sedimentada no mercado, mas sim que tenha capacidade para um dia tornar-se. Portanto, é importante que o empreendedor observe como a marca se posiciona no mercado, se atinge o público a que se destina e se promove investimentos nesse ramo. Uma conversa com outros já franqueados da marca pode sanar dúvidas finais que o candidato possa ter. 

Assim então, munido de todas essas informações e acompanhado por um profissional habilitado para tanto, será capaz de tomar uma decisão mais certeira a respeito de qual Franquia investirá os seus recursos. 

A Franquia é um sistema que possui inúmeras vantagens, principalmente para os empreendedores mais novatos, já que entrega uma “receita pronta” de sucesso. Todavia, nunca é demais que, mesmo aqueles que farão os seus primeiros investimentos no mundo empresarial, estejam amparados por informações e orientações técnicas pertinentes. 

 

Artigo de autoria da advogada Clarissa Santiago, especialista em contratos empresariais e franquias.